estatuto
Jonathan Swift escritor Irlandês, nascido em 1667 na cidade de Dublin, doutor em teologia pela universidade de Oxford, responsavel por obras como diario para Stella, a mais famosa Viagens de gulliver, e uma proposta modesta que é uma satira politica. O texto é uma critica escrita em 1729 e se aplica á nossa sociedade atual.
Narrada em primeira pessoa do plural pelo próprio escritor, é uma critica feita á pobreza que assola as familias que saem de seus lares em busca de algo melhor em outros países como Espanha.
A sátira escrita pelo autor, relata formas de pobreza e como essa afeta a sociedade que perde com crianças que passam fome eacabamporvirar ladrões, isto é, se não morrerem de fome ou frio antes. Leva-se em consideração não so o fato dessas crianças nascerem em um lar pobre, incapaz de sustentá-las, destaca-se também a incapacidade dos países de sustenta-las. A idéia é matar as crianças com idade de um ano, assim os pais venderão as mesmas e obteram renda, a nação diminuirá suas despesas, o numero de catolicos na Irlanda irão diminuir levando em consideração que os mesmos são os mais pobres, a economia comecará a girar entre outros beneficios.
Como foi dito no inicio dessa resenha, esse texto é trazido para a sociedade atual uma vez que não é examente isso que o governo Brasileiro faz? Claro que não explicito assim porém umpaís que não oferece recursos para a familia como educação, saude, cursos profissionalizantes, oportunidades de emprego. Tudo o que se tem são “bolsas” que dao merrecas de dinheiro que não pagam nem os impostos absurdos que o país cobra.
Temos um texto brasileiro do escrito Joao Cabral de Melo Neto, “ morte vida severina” que tras elementos que nos levam a pensar nesse assunto que Jonathan também trouxe. Como o trecho que fala “ ... de fome um pouco por dia, de fraqueza e da doença é que a morte severina ataca, em qualquer idade e