Estagio do personalismo - wallon
Este trabalho tem o objetivo de nos permitir conhecer a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon e entendermos o ser humano em sua totalidade.
Henri Wallon nasceu na França, em 1879, participou da primeira e segunda guerra mundial, o que lhe proporcionou observar os reflexos sobre os processos químicos e reforçar a sua crença na justiça social. Formou-se em filosofia, medicina, psiquiatria e áreas ligadas a psicologia.
Wallon dedicou-se primeiro à psicopatologia e depois ao desenvolvimento da criança, entendendo à importância do estudo de sua origem para melhor compreendê-la.
Analisando suas observações e comparando as diferenças entre crianças normais e patológicas, Wallon identificou os vários estágios, criando sua teoria do desenvolvimento.
A teoria do desenvolvimento foi dividida nos seguintes estágios:
- Impulsivo Emocional (0- 1 ano)
- Sensório motor e projetivo (1-3 anos)
- Personalismo (3-6 anos)
- Categorial (6-11 anos)
- Puberdade e adolescência (11 anos em diante)
Dentro desses estágios, destacamos neste trabalho o estágio do personalismo, que se estende dos três anos aos 6 anos de idade. É um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da autoconsciência. Caracterizada pela auto afirmação e pela consciência de si mesma.
Personalismo
Este estágio está voltado para a pessoa, para o enriquecimento do eu e da construção da realidade. A consciência corporal, juntamente com a capacidade simbólica é condição fundamental para o processo de desenvolvimento da pessoa, para a tomada da consciência de si, para o processo de diferenciação eu – outro. Pode ser compreendida como o prelúdio da constituição da pessoa.
As aquisições são graduais e alternantes: da constituição do eu corporal para a constituição do objeto, e desta para a do eu psíquico.
Para se pensar a pessoa na psicogenética Walloniana, é preciso compreendê-la a partir da integração da inteligência, da afetividade e do ato motor.
A passagem do