Lev vygotsky
Wallon Nasçeu 15 de julho de 1879 em paris , frança , ele foi muito influenciado pelas ideias liberais de seu avô e seu pai, onde se interessou pela ciência , e especialmente pela psicologia . Aos 23 amos se formou em filosofia , e assim conseguindo iniciar sua vida profissional , lecionando filosofia no LICEU BAR-LERDUC .
Aos 29 anos se formou em medicina e Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Em 1925 , criou um laboratório de psicologia da criança , após quatro anos , tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de educação Nova , a instituição que o ajudou a renovar o sistema de ensino do pais .Foi presidente de 1946 até sua Morte , ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
E assim com seus estudos Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear e continuo, mas sim, a integração de novas funções e aquisições anteriores. O desenvolvimento humano é dialético.
Perante Wallon segui os ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
Para o teórico o desenvolvimento vai do nascimento até a chegada da morte , distribuídos em fases ou estágios , os estágios são :
-Estágio de Desenvolvimento
Assim como na teoria piagetiana, a teoria de Wallon também propõe uma série de estágios do desenvolvimento mas, diferentemente daquele, não se limitando ao aspecto cognitivo[Além disso, Wallon é bem mais flexível na análise dos estágios: ao contrário de Piaget, Wallon não acredita que os estágios de desenvolvimento formem uma sequência linear e fixa, ou que um estágio suprima o outro. Para Wallon, o estágio posterior amplia e reforma os anteriores.
O desenvolvimento não seria, na obra walloniana, um fenômeno suave e contínuo; pelo contrário, o desenvolvimento seria permeado de conflitos internos e externos.