Lev Vygotsky
O papel da escola no desenvolvimento mental da criança e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea.
Lev Vygotsky (1896-1934) formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A.L. Shanyavskii. Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea. Converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual.
Vygotsky atribuía em papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de sócio construtivismo ou socio interacionismo.
O sócio construtivismo ou sócio interacionismo surge da oposição teórica em relação ao biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que também se dedicou ao tema da evolução da capacidade de aquisição de conhecimento pelo ser humano e chegou a conclusões que atribuem bem mais importância aos processos internos do que aos interpessoais como fez Vygotsky.
Desenvolvimento aprendizagem:
É o desenvolvimento cognitivo por meio da interação social.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos de acordo com os conceitos.
Algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.
Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.
O professor deve mediar à aprendizagem