Estados unidos e a produtividade
Turma: 05M3A
Produtividade
A capacidade de fazer mais com os recursos disponíveis é chamada de produtividade, também vista como medida da eficiência no uso de fatores como capital e trabalho. No Brasil, apesar de ser um país em ascensão, ainda está com sua produtividade estagnada a pelo menos três décadas, e sabendo que a melhor maneira de um país enriquecer é conseguir que cada trabalhador produza mais. Para o Brasil se tornar um país de primeiro mundo ainda precisa melhorar muito com relação à produtividade dos trabalhadores, produtividade esta que nos Estados Unidos é muito bem valorizada, tendo em vista que o trabalhador brasileiro gera apenas um quinto da riqueza gerada pelo trabalhador americano.
Mas um fato não pode deixar de ser citado, os países que hoje tem as maiores economias, foram as que no passado investiram em educação e infraestrutura, tais investimentos que infelizmente o Brasil não se atentou em fazer e ainda trazem problemas dos mais variados tipos (Violência, incapacidade produtiva, desemprego, etc).
Apesar de o trabalhador brasileiro ter muitos direitos e uma carga horária de trabalho bastante cansativa, vale lembrar que a questão está na qualidade e não na quantidade, pois o trabalhador alemão é quatro vezes mais produtivo que o brasileiro, e sua carga horária semanal é de 38 horas, seis horas a menos que a dos brasileiros, e gozam de 40 dias de férias, são as maiores férias entre todos os países da Europa.
A mão-de-obra brasileira carece de capacitação e especialização, por isso muitas empresas nacionais estão buscando cada vez mais profissionais do exterior, pois enquanto o trabalhador brasileiro leva em média 120 dias para se preparar após chegar na empresa, o trabalhador americano chega pronto. Para ter uma noção mais apurada do problema, se a mão-de-obra brasileira seguir nesse ritmo, a China, que tem a mão-de-obra mais barata do mundo, poderá ultrapassar o Brasil em riqueza acumulada até