Estado território e Poder
Estado Poder e Território e a relação entre as três dimensões da Geopolítica
Estado: O Estado é uma instituição de poder, organizado de forma política, social e juridicamente, dirigido por um governo destinado a exercer o seu poder soberano sobre um determinado território, ao qual estão necessariamente subordinados os sujeitos a ele pertencentes. Possui sua soberania interna e externa para definir todas as regras.
O Estado é responsável, por exemplo, pela organização e controle social, ou seja, pela aproximação de classes e redução de desigualdade promovendo inclusive programas para as classes menos favorecidas, ou então pelo enfoque da família ou das religiões e pelo controle da mídia, que é o maior meio de controle social de acordo com os interesses do governo.
O Estado pode ser mais ou menos controlador e esta decisão é a condição que define os regimes adotados. Destacamos abaixo duas formas de intervenção estatal.
Socialismo: Doutrina política e econômica que se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo assim a distância entre ricos e pobres. Nesse sistema político todos os meios de produção pertencem á coletividade, onde as desigualdades sociais seriam pequenas, a renda igualitária e a taxa de analfabetismo chegaria quase 0%, sem privatização. A maioria dos países que se declaravam socialistas, na verdade, quase nunca atendiam a todas as definições do regime. Alguns hoje apenas fazem referência ao regime, como Portugal e Egito em suas constituições. Atualmente os únicos adeptos do socialismo total ou parcialmente são Cuba, China, Coréia do Norte e
Vietnã.
Comunismo: O comunismo nega o direito de propriedade, tudo tem que ser do Estado. É uma doutrina ou ideologia que visa à criação de uma sociedade sem classes sociais, onde os meios de produção deixariam de ser privados e tornar-se-iam públicos. O