ESTADO MODERNO E DEMOCRACIA
Após o término da Revolução Industrial, se teve início o surgimento do Estado Moderno, que se caracteriza pela modernização da sociedade, tendo como elemento central, a tecnologia e o aumento da produtividade.
Esta época se caracteriza pelo surgimento de novos grupos sociais, e por uma nova forma de legitimação do poder, o povo em consequência, pelos parlamentos.
Com um sentimento de revolta contra o absolutismo e a consequente afirmação dos direitos naturais da pessoa humana e a exigência de organização e funcionamento do Estado, o Estado democrático passou a fazer parte do Estado Moderno. Então, foi após a evolução político e jurídico, e do pensamento social, que surgiu o Estado democrático.
Três grandes movimentos politico-sociais, auxiliaram na condução do Estado Democrático: Revolução Inglesa, Revolução Americana e Revolução Francesa.
Revolução Inglesa: No século XVII a Revolução Inglesa representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, a qual foi identificada como absolutismo.
O poder monárquico era extremamente limitado, mas cedendo a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento, instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até os dias atuais.
Nessa época, foi exigida a prisão de dois ministros do rei e aprovaram uma lei que proíbe o monarca de dissolver o parlamento. Esse processo teve início com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688, as quais fazem parte de um mesmo processo revolucionário.
Foi esse movimento revolucionário que proporcionou condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, deixando o terreno preparado para o avanço do capitalismo.
Revolução Americana: Guerra da Independência dos EUA, um movimento emancipador das colônias inglesas na América, teve início com manifestações de descontentamento contra a situação injusta a que os colonizadores foram submetidos pela Grã-Bretanha. Pouco a pouco, essas manifestações se