ARTIGO QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DISTRIBUIDOS ILHADOS
RESUMO
Este artigo faz uma análise da Qualidade de Energia Elétrica de Sistemas Distribuídos, tendo como foco a qualidade da geração distribuída pós-contingência nas redes de distribuição da concessionária de energia elétrica.
PALAVRAS CHAVE: Qualidade da Energia Elétrica. Geração Distribuída. Redes de Distribuição. Ilhamento.
QUALITY OF ELECTRICITY IN DISTRIBUTED SYSTEMS IN INTERCONNECTED ISLANDING INTENTIONAL CASE
ABSTRACT
ThisarticleanalyzesthequalityofDistributed Energy Systems, focusingonthequalityofdistributedgeneration post-contingency in distribution networks ofelectricutility.
KEYWORDS:Power Quality. DistributedGeneration. Distribution Networks. Islanding.
1INTRODUÇÃO
Atualmente, a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis constitui uma tendência verificável em diversos países, inclusive com a concessão de incentivos à geração distribuída de pequeno porte.
A Geração Distribuída (GD) é definida como o uso integrado ou isolado de recursos modulares de pequeno porte por concessionárias, consumidores e terceiros em aplicações que beneficiam o sistema elétrico e ou consumidores específicos. O termo tem sintonia com outras expressões normalmente usadas como: autogeração, geração in situ, cogeração e geração exclusiva (EPRI, 1997, apud, OLADE, 2011).
As vantagens de se utilizar a GD estão na disponibilidade da energia elétrica próximo à carga, o que diminui as perdas e os custos da transmissão desta, que aumentam devido as grandes distâncias das unidades geradoras aos centros de carga. O aumento da confiabilidade e estabilidade do sistema, do suporte de reativo e reserva girante (visto do ponto de vista da concessionária), e a redução do impacto ambiental são outros fatores que contribuíram para a consolidação da metodologia deste tipo de cogeração. Em se tratando de desvantagens a GD encontra o obstáculo de que os sistemas de