estado moderno e democracia
A palavra democracia, se divide em, Demo (povo) e Kracia (governo) e tem sua origem Grega.A democracia, passou por inúmeros processo de evoluções, até chagar na democracia que esta presente nos dias de hoje.
A democracia iniciou-se na Grécia Antiga, e sempre teve o mesmo pressuposto de governo para povo, até os dias atuais. Porém o conceito, naquela época, de cidadão, que são as pessoas que exercem a democracia, era mais restrito, como diz ARISTÓTELES1 em sua obra “A Política”, citado por DALLARI2, não são todos que tem a virtude política, que é a sabedoria para mandar e obedecer, e afirma ARISTÓTELES, “esta virtude não se encontra em toda parte, ela supõe um homem não apenas livre, mas cuja existência não o faça precisar dedicar-se aos trabalhos servis. Ora, que diferença há entre os artesãos ou outros mercenários e os escravos” e conclui dizendo que “jamais um Estado bem constituído fará de um artesão um cidadão”, certamente que fala em casos de cidades que tinham exceções por situações emergênciais.
O Estado Democrático Moderno, surgiu da luta contar o absolutismo, os jusnaturalistas com suas afirmações tiveram grande influência na luta contra absolutismo, para formar a democracia atual, LOCKE em sua obra Ensaio sobre o governo civil,citado por MALUF3 “...desenvolve os seguintes princípios: o homem não delegou ao Estado senão os poderes de regulamentação das relações externas na vida social, pois reservou para si uma parte de direitos que são indelegaveis. As liberdades fundamentais, o direito à vida, como todos os direitos inerentes a personalidade humana, são anteriores e superiores ao Estado...” Segundo ROUSSEAU, citado por DALLARI4, “...admite que o governo democrático pudesse convir aos pequenos Estados, mas apenas a estes, diz que “um povo que governa sempre bem não necessitará de ser governado”, acrescentando que jamais existiu verdadeira democracia, nem existirá nunca. E sua conclusão é fulminante: “Se existisse