ESQUEMA LIVRO
Polegarzinha
Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições de ser e de saber. Michel Serres.
Serres, Michel. 1930-
Polegarzinha / Michel Serres: tradução Jorge Bastos – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 96p.: 21cm.
SUMÁRIO
1. Polegarzinha
2. Escola
3. Sociedade
Mensagem do autor:
Antes de ensinar o que quer que seja a alguém, é preciso, no mínimo, conhecer esse alguém. Nos dias de hoje, quem se candidata à escola, ao ensino básico, à universidade?
1. O outro tipo de relação social vivenciada na atualidade; 1.2. Atribui o tipo de relação superficial e volátil que estamos vivendo,explosão demográfica, informatização dos processos de comunicação e velocidade.
2. Mudança de comportamento e atitudes da vida contemporânea buscando outras atividades laborais.
3. Hominescentes * Neologismo - designa a emergência hominídea; 3.1. O mundo emergencial, instantâneo.
4. O que transmitir? O saber! 4.1. A transmissão dos saberes ao homem; 4.2. Evolução do processamento da informação através dos meios digitais de comunicação; 4.3. A inteligência está acima do acumulo de conhecimento.
5. Capacidade de ampliar o conhecimento usando outras faculdades; 5.1. Para usar esse recurso, necessita ter conhecimento atrelado a criatividade e inteligência articulando os saberes – ícones; 5.2. Comemora o fim do acumulo de informações, agora com um simples toque ela está acessível.
6. Necessidade de falar sem conteúdo, conhecimento de causa.
7. Novos modos de pensamento e ensino dos saberes, parte da articulação de habilidades, conhecimento e ferramentas para ensinar o saber.
8. Passividade ao ato de pensar, deixando ser conduzidos pelo processo; 8.1. Fim da era dos que decidem; 8.2. Demanda de falar, ser ouvido, carência... passividade deixando ser conduzido.
9. O único ato intelectual autentico é a invenção.
10. Claridade de ideias, pensamentos e ideologias, optam pela instantaneidade, sem pensamentos,