Resumo/Esquema de ideias livro O Antigo Regime e a Revolução
Consideramos o espaço sem o homem; depois, contamos, recenseados, distribuímos o homem nesse espaço. Mas os homens não são entidades individuais isoladas: eles fazem parte de grupos, vivem em sociedade.
Não existe sociedade uniforme, no interior da qual os indivíduos sejam absolutamente passíveis de troca.
Sociedade>Hierarquia>Divisão Social do trabalho
Organização social é proveniente de dois fatores: uns técnicos e econômicos (divisão do trabalho, distribuição das tarefas, especialização profissional), outros culturais, intelectuais, ideológicos, filosóficos.
A Sociedade Rural
Predomínio de população rural: França 80%(20 de 26-27 milhões em 1789)
Campo representa a riqueza, em 1780: 3/4 da renda nacional. Dinheiro da birguesia é quase sempre investido no campo pois é mais seguro, por psicologia coletiva (valores rurais) e pela possibilidade de ascensão social.
Oeste da Europa: movimento lento de emancipação, a servidão desaparece quase que completamente (um milhão de servos na França). Etapa capital. A Revolução francesa traz a abolição dos direitos feudais.
Europa Central: servidão é normal. Impossibilidade de assalariar a mão de obra torna a servidão uma escravidão. Servidão é necessária para produzir riqueza. Continua até o século XIX.
Na Rússia: alastramento da servidão no leste. Grandes extensões de terras presenteadas a nobres, somente útil com a servidão. Na França o rei tem dinheiro para dar pensão aos nobres. O czar possui somente terras e homens, que se tornam a pensão para nobres. Subadministração do