espectofotometro
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXPERIMENTO II: Determinação da concentração de Proteína e Funcionamento e dosagem da proteína do leite.
DATA: 12/05/2014 TURMA: B
Nomes
1
Alana Marcelli Machado
2
Bruna de Oliveira
Determinação da concentração de proteína
Fizeram-se seis tubos de solução albumina e água destilada para determinarmos a concentração de proteínas através da analisa quantitativamente da espectrofotometria. Para colorir a amostra usamos uma solução de Biureto a qual reage com ligações peptídicas dos aminoácidos resultando numa coloração púrpura.
Com o resultado do espectrofotômetro fez-se um gráfico relacionando a absorbância e a concentração de proteínas.
Concentração (M)
Absorbância
0,0
0,000
0,2
0,045
0,4
0,086
0,6
0,156
0,8
0,175
1,0
0,223
Para a elaboração de uma curva padrão, que irá mostrar uma relação entre [soluto] x [absorbância]. Dará uma reta aproximadamente em termos de relação com uma curva, porque a erros de medida experimental dando uma curva e a reta corrige essa curva. R2 irá até 1,0, quanto mais próximo de 1 mais estará a curva. O aceitável para essa curva é de 0,95, isso quer dizer que a curva está próxima da reta. R2 significa que os dados são confiáveis.
Espectrofotômetro: aparelho usado em laboratórios, usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Ele possui uma gama de aplicações e está presente em várias áreas. O grande inventor deste instrumento foi o químico americano Arnold O. Beckman, em 1940.
Analisando o gráfico e as soluções obtidas, chegamos à conclusão de que a concentração de proteína em uma solução é diretamente proporcional a sua absorbância medida através de um espectrofotômetro. Ou seja, toda vez que tiver uma solução colorida é porque o soluto que está presente