Resumo sociologia
RESUMO ENVIADO PELA TATI
Não se pode classificar como pai da burocracia moderna, é um crítico da democracia moderna, um fundador da sociologia. Pai da microsociologia (subjetivista). Para Weber cada sociedade é compreendida de modo diferente, queria compreender a ação social. Sua obra mais famosa é sobre Protestantismo. Não dá para compreender a realidade inteira, mas parcialmente. Realça os traços da sociedade. História e Análise da cultura – histórico e cultural os métodos. Medo da magia, do subnatural.
Ciências Sociais (qualitativa) ≠ Ciências Naturais (quantitativas)
Ação social, conceito central – compreensão
4 tipos de ação social:
1º Ação Social Racional com relação a um objetivo - quando nós dominamos começo, meio e fim da ação, uma visão completa. Uma ação concreta que tem um fim especifico.
Calculabilidade, Previsibilidade. (Mercado Financeiro)
2º Ação Social com relação a um valor – em nome de algo, algum valor. não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra.
3º Ação Social Afetiva – tudo que está relacionado ao humor do agente, reação emocional, não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor
4º Ação Social Tradicional – quando os hábitos e costumes de uma sociedade são reproduzidos automaticamente.
Caráter da legitimidade das ações.
Ex: Pai mandando sobre o filho. A -> B. B acata as ordens de A.
Tipo ideal = Conceito Sociológico ≠ mundo real
Dominação - é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
a)Dominação Racional Legal – Leis racionais.
Dominação Impessoal – não é a pessoa que manda, mas sim o cargo. O que manda são as leis.
O seu quadro administrativo é selecionado pela competência, seus profissionais ocupam cargos subordinados seguindo a uma hierarquia.
b)Dominação Tradicional - seu tipo de ação está baseada na racionalidade com relação a valores.
A base de sua legitimidade provém da