Resumo O que e Sociologia
Prof. Dra. Vanessa Maria de Castro
TURMA: A
Matrícula:13/0004855
SEMESTRE/ANO 1/2014
Aluno (a): Alessandro Alcântara Regiani
RESUMO DE TEXTOS
TÍTULO DA OBRA E ANO
Martins, Carlos Benedito, 1948 – O que é sociologia / Carlos Benedito Martins – 38. ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
Resumo 001
O livro “O que é Sociologia”, escrito por Carlos Benedito Martins, tem como objetivo nos passar, de forma simples e clara, como a sociologia surgiu, formou-se e desenvolveu-se até se tornar o que é hoje.
A Sociologia surgiu a partir das mudanças de mentalidade que começaram por volta do século XVII com a evolução do pensamento científico e se intensificaram com a Revolução Industrial (séc. XVIII). É um projeto intelectual e contraditório. Pode ser tanto uma poderosa arma a serviço de interesses dominantes como a base dos pensamentos revolucionários.
De uma maneira mais simples entende-se a Sociologia como uma das ciências humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações.
Tem como função observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais para que assim possa formular explicações sobre o fato social que está ocorrendo.
O século XVIII foi um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia devido às transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleraram a partir dessa época. A Revolução Industrial foi o cenário que desencadeou a necessidade de explicar fenômenos sociais até então inexistentes.
A exploração do trabalho nas fábricas por parte dos industriais, principalmente no que se refere a mulheres e crianças, chamou atenção de intelectuais da época, que investigaram as transformações que ocorriam a sua volta através da observação e experimentação, e não mais recorrendo a uma visão sobrenatural. Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista