Resumo de O que é sociologia?
RESUMO
O surgimento da sociologia vem desde o fim do feudalismo e da afirmação do capitalismo, ela vêm como um modo de investigar a sociedade, os homens passam a perceber muitas mudanças e buscam entende-las, a sociologia não era considerada um saber cientifico, logo, não tinha nada que estudasse o mundo social.
Uma das mudanças dessa sociedade era a revolução industrial, está torna as grandes massas humanas em trabalhadores despossuídos, ou seja, com a revolução e o capitalismo, a sociedade muda de fisionomia, as pessoas se deslocam dos campos para trabalhar nas cidades, o que acaba trazendo problemas como: aumento de prostituição, do suicídio e do alcoolismo.
As pessoas começam a querer mudar de vida, daí surge o ploretáriado, trabalhadores não conformados com o próprio modo de vida, eles criaram sindicatos, fizeram manifestos, destruíram máquinas das fabricas, eles começam a confrontar com os ricos, e evoluem, passam a produzir seus próprios jornais.
Robert Owen, William Thampsom, Jeremy Bentham, pensadores, que concordavam que a sociedade produzirá fenômenos novos que deviam ser analisado. Para Francis Bacon a sociedade deixa de se basear na teologia, para explicar os acontecimentos, e passa a buscar respostas com a razão, observando e experimentando.
Durkheim, por exemplo, diz que: “depois da revolução, surge uma noção de ciência social”. Isso porque depois dela a sociedade passa a querer melhorar de vida. Comte, Saint Simon, Le Play e outros se referem às consequências da revolução, com palavras como: “anarquia” e “perturbação”, eles queriam reorganizar, para isso era preciso criar uma nova ciência, que repensasse os problemas de ordem social, a sociologia que deveria entender o que torna possível a sociedade, e poder interferir na mesma.
Henri poicaré referiu-se á sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados, nos dias de hoje poucas pessoas colocam em dúvidas os resultados alcançados por ela, ela esta em todo