Mancais e Engrenagens
MANCAIS, ENGRENAGENS
E SUAS LUBRIFICAÇÕES.
Ipatinga
27/09/2013
MANCAIS
Os mancais são dispositivos fixo fechado, sobre o qual é apoiado um eixo afim de permitir o deslizamento do mesmo. Existem duas formas principais empregadas para esse propósito: o mancal de deslizamento, na qual há uma bucha de material macio entre a base do mancal e o eixo, tratando-se de uma solução para baixas rotações (figura 1); e o mancal de rolamento, adequado para maiores rotações (figura 2).
Figura 1: Mancal de deslizamento
Fonte: Telecurso 2000. Curso profissionalizante – Elementos de Máquinas:
Mancais e Rolamentos, 2000, p. 2.
Figura 2: Mancal de Rolamento.
Lubrificação de Mancais
A principal forma de desgaste de mancais ocorre em virtude do atrito, dessa forma é muito importante que haja uma lubrificação eficiente para reduzir o contato metálico entre os elementos. Contudo a temperatura de funcionamento mais favorável para um mancal se obtém quando se usa o mínimo de lubrificante necessário. Esta quantidade de lubrificante depende das funções relacionadas aos mancais.
Os mancais podem ser lubrificados com a utilização de graxa ou óleo, e em casos especiais, de um lubrificante sólido.
Lubrificação por graxa
Nos mancais por deslizamento e rolamentos axiais de esfera e de rolete é utilizada a graxa como lubrificante, considerando condições normais de velocidade, temperatura e carga. Em geral o espaço entre o rolamento e o mancal é parcialmente preenchido por graxa (30 a 50%). O excesso de graxa pode provocar um aumento rápido na temperatura, principalmente para velocidades elevadas.
As graxas normalmente usadas são fluidos sintéticos ou óleos minerais engrossados. A consistência de uma graxa depende do tipo e da quantidade do agente espessador. Ao selecionar uma graxa, os fatores mais importantes a serem analisados são: a consistência, a temperatura e as propriedades