Resenha do livro O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade
RESENHA
Resenha solicitada como forma parcial de avaliação no componente curricular Educação e corporeidade do curso de Licenciatura Plena em Geografia, semestre 2014.1.
Professora: ........
Jacobina - BA
2014
Resenha
(FREITAS, Giovanina Gomes de. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 1999).
Giovanina Gomes de Freitas Olivier possui graduação em Psicologia pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado pela Universite
Laval (2004). Atualmente é Chargée de cours da Universite Laval. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Beleza física, Gênero, Estética, Filosofia,
Mulheres - História e Educação Física.
O capitulo dois do livro “O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade”, com o tema “Corpo vivido, o corpo no mundo” aqui resenhado é dividido em três subtítulos que compreendem:
“Escavações na Arqueologia do corpo”, “a corporeidade” e “o corpo, a corporeidade e a Educação física”, fazem contribuições importantes no que tange a toda uma análise histórica do conceito de corpo o que é corporeidade e como esta é vista na educação física.
No primeiro subtítulo que compreende a Escavações na arqueologia do corpo, a autora parodiando Freud nos diz que o homem é um ser corporal, mas que ao longo da história o corpo foi renegado, assim ela começa a discorrer sobre a visão de corpo que desenvolveu-se a partir da Grécia até os dias atuais.
Na Grécia segundo FREITAS já se dava “maior importância à elaboração mental que o trabalho braçal” assim lembramos que os filósofos eram figuras bem vistas na Grécia e desenvolveram as bases de praticamente todo o