Esquema Corporal
Escolhe-se um condutor do jogo, que permanecerá de pé; os restantes sentam-se no chão, formando uma roda. Cada jogador coloca os pés atrás do companheiro da direita. O condutor do jogo irá dizendo em voz alta que parte do corpo os jogadores devem tocar e como. Por exemplo: «detrás, mão esquerda, pé direito» significará que todos deverão tocar no pé direito do companheiro detrás com a mão esquerda. Todos os jogadores seguirão as indicações tão rapidamente quanto conseguirem. Progressivamente, o condutor do jogo aumentará a rapidez das mudanças e a complexidade das ações a realizar. Se um jogador se enganar, pode ser eliminado; também se pode jogar apenas por pura diversão, sem se eliminar ninguém. Deve mudar-se o condutor do jogo ao fim de algum tempo.
Desenvolvimento corporal
Brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismos.
A criança joga os saquinhos para o alto. Elas devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é a hora de jogá-lo e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes dos outros caírem.
Imagem corporal
A criança identifica as partes do seu corpo que forem tocadas pelo examinador sendo que crianças na faixa etária de 4 e 5 anos devem nomear oito pontos táteis (nariz, queixo, olhos, orelha, ombro, cotovelo , mão e pé). e as crianças na faixa etária de seis anos e acima , devem nomear 16 pontos táteis (testa, boca, olho direito, orelha esquerda, pescoço, ombro esquerdo, cotovelo direito, joelho esquerdo, pé direito, pé esquerdo, mão esquerda, polegar, indicador, médio, anelar e mínimo direitos). Pede-se a criança que feche os olhos e em pé.
Tonicidade
Vai e vém
Desenvolver a coordenação ampla, visomotora, atenção e tônus muscular. A atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas