Esquema Corporal
A partir da afirmação de que a criança organiza aos poucos o seu mundo a partir do seu próprio corpo, desenvolvemos um trabalho sobre o esquema corporal na criança de 0 a 12 anos, que por meio da ação e das experiências vividas, passa a adquirir a consciência de seu corpo. Como ferramenta para nosso trabalho utilizamos representações gráficas produzidas por crianças de idades distintas, com o intuito de comprovar o conteúdo discorrido, baseado em diversos autores.
Com este trabalho objetivamos compreender como cada criança entende intelectualmente o seu corpo em cada etapa de sua vida, para isso foi necessário estudar inicialmente a psicomotricidade sendo esta, segundo Germaine Rossel, o controle mental sobre a expressão motora, uma vez que o esquema corporal provem da psicomotricidade. Por fim, como forma de se aprofundar no tema, nos concentramos em estudar as características marcantes de cada fase.
2 PSICOMOTRICIDADE
Segundo Germaine Rossel, a psicomotricidade é o controle mental sobre a expressão motora (...). É também a percepção de um estímulo, a interpretação deste e elaboração de uma resposta adequada (...). A psicomotricidade está associada à afetividade e personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com suas emoções e expressados por esses movimentos. A fase importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento (motor, intelectual, e sócio- motor) é na faixa etária que compreende o nascimento até completar oito anos aproximadamente. É nesse período que se instalam as principais dificuldades em todas as áreas de relação com o meio ao qual está inserido e que, se não forem explorados e trabalhados a tempo, certamente terão prejuízo como dificuldades na escrita, na leitura, na fala, na sociabilização, entre outros.
As condutas funcionais