Esquema corporal
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA ANDRESSA POSSAMAI
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
JUSTIFICATIVA
“O termo psicomotricidade evidencia a relação existente entre os processos cerebrais e afetivo/emocionais com o ato motor.” (Fonseca)
“o corpo reage aos estímulos mentais dando expressão corporal ao sentido/significado do conhecimento assimilado, isto é, a informação externa que entra pelos órgãos da percepção e possibilita ao sistema nervoso central receber e buscar subsídios para reelaborar essa informação e expressá-la pelo movimento”
O esquema corporal faz parte da formação da criança e é um dos elementos da psicomotricidade. “O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.” (MEUR E STAES apud WALLON, 1968)
Segundo PAULO SERGIO DA COSTA, em seu livro BRINCANDO, “ O esquema corporal é a experiência que a criança tem de seu próprio corpo propiciando o conhecimento total e/ou de suas partes.”
Tendo-se em vista que a psicomotricidade, dentro da Educação Física, é de fundamental importância tornando-se o ponto inicial do desenvolvimento motor total e, o esquema corporal está incumbido nesta formação justifica-se a aplicação deste projeto com a educação infantil e séries iniciais.
OBJETIVO GERAL
Este projeto visa trabalhar e propiciar o conhecimento sobre o esquema corporal das crianças estimulando-as a reconhecer e identificar cada uma delas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer as partes do corpo;
Identificar as partes do corpo;
Organizar as partes do corpo;
Saber ligar as partes do corpo uma à outra obedecendo à ordem de formação corporal;
Localizar corretamente as partes do corpo;
Desenhar as partes do corpo faltantes;
Nomear as partes do corpo.
DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Aula 1
Material: papel pardo, pinceis atômicos coloridos.
Desenvolvimento: deitar em decúbito