Cidadania
UNIVERSIDADE AUGUSTO MOTTA
TRABALHO DE CIDADANIA
NOMES:
HYLTON OLIVEIRA
Ditadura Militar- Esse período de transição democrática, onde se lutava por uma democracia exercida de fato, foi muito importante para o exercício da cidadania. No época do Golpe Militar em 1964, houve as Diretas Já onde o povo clamava por uma solução rápida. Pois já era o quinto general a ocupar o cargo de presidência e o povo queria o direito de escolher seu representante. O povo foi as ruas em passeatas, comícios e manifestações por todo o país. Em 25 de janeiro de 1984, 300 mil pessoas gritavam por "Diretas já!" na Praça da Sé em São Paulo. Em dia 16 de abril do mesmo ano, pouco antes da votação das diretas, realizou-se um último comício em São Paulo, desta vez, no vale do Anhangabaú, que recebeu uma multidão estimada em mais de 1,5 milhão de pessoas. Foi a maior manifestação política jamais vista no país.
Na verdade, se todos tivessem noção do poder que tem a população, todo dia iríamos ter pessoas fazendo manifestações nas ruas e talvez, quem sabe conseguiríamos então mudar algo nesse país.
O século XX foi marcado por vários períodos, longos períodos de ditaduras civis, no caso de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945, depois, a ditadura militar, de 1964 a 1985. Estes fatores, associado aos golpes, como o '5 de julho', e às revoluções, como as 'Tenentistas', tornaram o Brasil um país com aprendizado político precário. O Nosso país cavalgou um longo e tortuoso caminho até chegar onde, o que está longe do ideal, com muito autoritarismo e violência. Direitos – Deveria ser comum há todos mais não é, em função aos direitos divergentes e carências divergentes. O voto por muito temo tinha característica censitária, ou seja, só quem detinha poder tinha direito de se eleger. Hoje embora tenhamos o direito ao voto, somos manipulados pelos meios de comunicação, que deturpam influenciando o voto, do menos informados. Todos tem o direito a informação certa de maneira