Esquemas corporal
O esquema corporal é um elemento básico indispensável na formação da personalidade da criança. Observa-se que algumas crianças são desajeitadas, descoordenadas devido a não execução de alguns movimentos solicitados, isso pode ser ocasionado por uma má representação global e diferenciada que a criança tem de seu corpo. Tratando-se de esquema corporal chega se a conclusão simples de que falamos sobra à capacidade do reconhecimento das dimensões do corpo.
A criança evolui dentro de um padrão Psicomotor e que se apresenta de maneira regular e continuo envolvendo todas as áreas do organismo, porem a de se ressalta que seus movimentos têm certas características algumas desaparecem outras evoluem, até a adolescência onde se transformam em movimentos mais precisos.
O presente trabalho tem como objetivo trabalhar o esquema corporal em conjunto com o fundamento cabeceio proporcionando a criança uma melhor percepção de seu corpo quanto ao espaço e fazendo com que cada criança perceba como seu corpo é presente situando seus membros uns em relação aos outros.
Esquema Corporal
O esquema corporal pode ser definido como a representação das relações espaciais entre as partes do corpo percebidas sinestesicamente e proprioceptivamente. Uma interação neuromotora que permite o indivíduo estar consciente do seu corpo no tempo e espaço. Fator biologicamente determinado e diretamente relacionado com a organização, neurológica e com o homúnculocortical (FREITAS, 2004).
Porem para Le Boulch (1984) classifica o esquema corporal como o reconhecimento imediato do nosso corpo em função da inter-relação das suas partes, com o espaço e com os objetos que o rodeiam tanto no estado de repouso como de movimento.
Trata-se de um aspecto neuromotor que permite que o individuo tenha consciência do seu corpo anatômico no espaço, ajustando-o às novas situações e desenvolvendo ações de forma adequada. Porem existem algumas alterações que podem ser prejudiciais a este