Esquema Corporal
BRUNA O esquema corporal, está intimamente ligado á imagem do corpo, porém sua estruturação ocorre de acordo com o uso que fazemos de suas partes, pode-se dizer que o esquema corporal é construção mental funcional que o individuo faz do seu corpo, enquanto que a imagem corporal é a representação mental do corpo relacional, que deve a sua estruturação e vivência afetiva.
Contudo esquema e imagem corporal são componentes distintos do desenvolvimento psicomotor, mas estão inter-relacionados, pois reconhecer e sentir não existe em separados.
“Intuição de conjunto ou um conhecimento que temos de nosso corpo no estado estático ou em movimento na relação de suas partes entre si e com o espaço circulante”. (Le Bouch, 1987).
O esquema corporal resulta das experiências que possuímos provenientes do corpo e das sensações que experimentamos. É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo.
ELEN1ª Etapa: corpo vivido (até 3 anos de idade): corresponde à fase de inteligência sensório motora de Piaget. O bebê sente o meio ambiente como fazendo parte dele mesmo. À medida que cresce, com um maior amadurecimento de seu sistema nervoso, vai ampliando suas experiências e passa, pouco a pouco a diferenciar de seu meio ambiente. Nesse período a criança tem uma necessidade muito grande de movimentação e através desta vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e ampliando a sua experiência motora. Suas atividades iniciais são espontâneas.
MAYRA2ª Etapa: corpo percebido ou descoberto (3 a 7 anos): corresponde à organização do esquema corporal devido à maturação da "função de interiorização" que é definida como a possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu próprio corpo, a fim de levar à tomada de consciência.
A função de interiorização permite a passagem do ajustamento espontâneo, a um ajustamento controlado que, propicia um maior domínio do corpo, culminando em uma maior