contabilidade publica
O desafio proposto na ATPS de Contabilidade e Orçamento Público aos alunos de Ciências Contábeis do 5º. Semestre, da Faculdade Anhanguera consiste em responder a etapa 1 até a etapa 4, que se referem as aulas temas : Serviços Públicos, Administração Pública, Contabilidade Pública, Regimes Contábeis , Introdução ao Orçamento Público, Orçamento Público, Receita Pública, Despesa Pública e Levantamento e Análise de Balanço.
Orçamento Público é um documento que divulga as ações do governo, onde ressalta as principais obrigações impostas pelas Leis de Responsabilidade Fiscal, que é de publicar periodicamente os dados sobre as receitas e despesas do governo, para que a própria população fique sabendo de tudo que esteja acontecendo, e possa exercer os seus direitos e ficar de olho no que o governo está fazendo.
Etapa 3
Aula tema: Levantamento e Analise de Balanço Classificação Institucional A classificação institucional reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
Órgão
16.00 – Secretaria Municipal de Educação
Unidade Orçamentaria
16.10 – Gabinete do Secretário
16.22 – Diretoria Regional de Educação – Butantã
Órgão
18.00 - Secretaria Municipal da Saúde
Unidade Orçamentaria
18.10 – Gabinete do Secretário
18.22 – Coordenação de Vigilância em Saúde Classificação Funcional A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada. A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. A função se relaciona com a missão institucional do órgão, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa.
Subfunção A subfunção representa um nível de agregação imediatamente inferior à função e deve