Espiritualidade na Liderança
Ao nos depararmos com esse tema, logo se tem a ideia de algo relacionado com religião ou crenças. Mas ao contrário do que se imagina, Espiritualidade na Liderança tem a ver com o auto conhecimento de um líder e a maneira com que ele usa essa virtude para liderar.
Auto conhecimento, desenvolvimento pessoal é algo de extrema importância, hoje muitos líderes tem adotado este método na vida profissional. Aquele que se conhece, tem equilíbrio para a tomada de decisão e usa a sabedoria de forma plena conseguindo ótimos resultados obtendo grande nível de aceitação pelos seus liderados.
Espiritualidade pode ser trabalhada em todas as pessoas dentro e fora das organizações, desde a vida pessoal como a profissional. Mas vejamos dentro da organização a espiritualidade pode ser trabalhada desde o colaborador de chão de fábrica até a mais alta liderança. Como ser um líder que tem o poder de motivar, andar junto com seus liderados, ser um líder capaz de impor respeito sem ser autocrata?
A resposta pode ser encontrada através da espiritualidade bem trabalhada, aquele líder que consegue pelo menos uma vez ao dia tirar 15 minutinhos do seu tempo para a busca de um silêncio interior, onde as ideias se formulam e fica bem mais claro a soluções de problemas a percepção de um todo esse encontrará êxodo para liderar.
É através desse procedimento que os líderes são capazes de se auto educarem, auto desenvolverem e até mesmo se auto conduzirem, pois é muito comum ainda se encontrar lideranças meramente técnicas e mecanicistas. Além do que nada melhor para liderar outras pessoas, saber se auto liderar, ter o próprio conhecimento de si em relação a si mesmo e aos outros.
Conclui se que a liderança baseada na espiritualidade é uma liderança completa, pois tem como parâmetros o aprendizado técnico e o comportamento baseado na compreensão, vivência e equilíbrio.