dna banana
EXTRAÇÃO DE DNA DA BANANA Com essa prática iremos identificar os ácidos nucléicos extraído da banana.
A) Materiais utilizados: 1 banana Beckers Banho- Maria (60°c) Água NaCl Detergente Álcool etílico a 95% gelado (-10°c) Bastão fino de vidro Funil Gelo Provetas
B) Procedimentos:
Cortamos a banana e colocamos 8 ml de detergente, 10 gramas de sal em um Becker e 100ml de água. Depois adicionamos a banana e com um bastão de vidro homogeneizamos a solução, então levamos para o banho- maria à 60°c por cerca de 15 minutos, depois retiramos a mistura do banho- maria e resfriamos rapidamente; colocando o Becker no gelo durante 5 minutos, posteriormente colocamos o algodão no funil e filtramos para um Erlenmeyer. No filtrado adicionamos 120 ml de álcool gelado, deixando-o escorrer vagarosamente pela borda, foi nesse momento que observamos duas fases distintas, no fundo uma base constituída por um preparado de sal, detergente e filtrado, com uma camada fina de álcool acima.
Como mostra na figura:1) QUAL A FUNÇAO DO SAL?
A função do sal proporcionou o DNA um ambiente favorável, pois o sal contribuiu com os íons positivos que neutralizaram a carga negativa do DNA, para que assim as numerosas células de DNA pudessem coexistir na solução, através da precipitação das proteínas.
2 ) O QUE ACONTECE QUANDO SE ADICIONA O DETERGENTE?
O detergente irá lisar as membranas, visto que estas são constituídas de lipídios, estes são insolúveis em água, mas são solúveis em detergente. Com a ruptura dessa membrana o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltou-se e dispensou-se na solução.
3 )QUAL O PAPEL DO ÁLCOOL?