Relatório Densidade Absoluta
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
FENÔMENOS DE TRANSPORTES EXPERIMENTAL– ENG
Densidade absoluta de materiais
Alunos: João Carlos Mendonça Santos Pedro Henrique Dutra Gondim Rodrigo Santos Quezado
Turma: A08
Fernando Ucker
INTRODUÇÃO
Densidade é uma propriedade específica que varia de material em material e que serve para identificar uma substância. Ela é defininida como o quociente entre a massa de um corpo e o volume do mesmo, podendo assim dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em um determinado volume.
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
,
onde símbolo da densidade é ρ (a letra grega ró), m é a massa da substância e V o volume dessa. A unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³). Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta maior que a dos gases.
OBJETIVO Tomar conhecimento das densidades de dois materiais, um regular e outro irregular, baseado no volume dessas encontrados de duas maneiras distintas, utilizando uma régua e o método de deslocamento de água.
RECURSOS E MÉTODOS
Balança com resolução mínima de 0,01 g
Becker
Pipeta, caso o nível de água ultrapassar o valor desejado
Régua
Pedra irregular Pedaço de madeira regular
Utilizando a régua medimos a altura, a largura e o comprimento da madeira, que por ser regular tornou a medição mais fácil, para que pudéssemos calcular o seu volume. Apesar de ser composto por uma parte maior e a outra menor, o objeto de madeira tinha estas partes retangulares e completamente regulares. Logo, parar que achássemos o volume total, era necessário encontrar o volume de cada seção de forma individual e em seguida soma – los.
Altura - h (cm)
Comprimento – c (cm)
Largura - l (cm)
Seção Maior
6,2
3,4
2,1
Seção Menor
3,5
2,3
2,1
Volume da Seção