Extração do DNA da Banana
Extração DNA da Banana
Objetivo
Esta pratica teve como objetivo extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético.
Introdução
A sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico, esta molécula foi descoberta por volta de 1869 por Johann Friedrich Miescher.
O DNA tem um papel fundamental para os seres vivos, pois é responsável por todas as informações genéticas necessárias para a criação de um organismo. Controla toda a atividade celular que é transmitida de geração em geração.
Desta forma, a molécula de ADN pode ser comparada a uma longa escada de corda enrolada em torno de um eixo imaginário, isto é, é formado por uma dupla hélice. As cordas das escadas são formadas pela alternância regular duma molécula de açúcar, a desoxirribose (pentose), e de um grupo fosfato. Os degraus, fixados às moléculas de açúcar, são formados por um par de bases azotadas, com quatro variantes possíveis - adenina-timina (A-T), timina-adenina (T-A), guanina-citosina (G-C) ou citosina-guanina (C-G) - que se ligam entre si, através de ligações/pontes de hidrogénio. Estas bases pertencem a duas famílias moleculares - a adenina e a guanina são as bases púricas, a citosina e a timina são bases pirimídicas.
O conjunto base-pentose-fosfato constitui um nucleótido. A articulação de um nucleótido com o seguinte efetua-se graças a uma ligação bioquímica que une um átomo de oxigénio dum agrupamento fosfato a um átomo de hidrogénio associado à pentose. A sucessão das bases resultantes do encadeamento dos nucleótidos representa a mensagem genética.
Em todas as células dos organismos é possível identificar fragmentos de DNA que possibilitam, através da sua descodificação, desvendar diversos crimes assim como, por exemplo, investigar a paternidades.
Esta molécula é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para se realizarem milhões de