Extração do DNA da banana
Título: Extração do DNA da banana
Autor: Sabrina Vitória de Araújo Alves
Data: 29.04.2014
Com base nos estudos feitos em sala em relação aos carboidratos, constatamos que os mesmo nos fazem presentes no dia-a-dia e que são de extrema necessidade para o organismo humano, para que este tenha energia suficiente para executar os trabalhos que lhes foram mandados. Através do experimento realizado no laboratório com a banana observamos a sua estrutura de forma fácil e eficaz.
Recursos utilizados: Banana, Sal, Álcool Etílico, Água Destilada, Detergente, Béquer, Papel Filtro, Garfo, Prato, Pipeta, Microscópio.
Objetivo: Extrair o DNA da banana e visuáliza-lo a olho nu; Observar a estrutura do DNA no microscópio;
Procedimento experimental:
1. Retiramos a casca da banana e a colocamos em um prato limpo.
2. Rompemos suas membranas de forma mecânica manual (com a ajuda do garfo). Apos romper as membranas adicionamos detergente a à mistura que este faça a desnaturação das proteínas que a na banana.
3. Em seguida, com o auxilio do papel filtro, separamos a parte liquida da sólida.
4. Usando a parte liquida, acrescentamos a água salinizada ( mistura da água destilada com o sal) e o álcool. Assim percebemos que a água que é mais densa, fica no fundo do béquer, o álcool no centro e o DNA na superfície.
Conclusões: Como o detergente age sobre as panelas, removendo as sujeiras, ele age sobre as bananas desnaturando suas proteínas, as separando do resto da substancia. Pude observar também, que o DNA não se dissolve no álcool pelo fato do mesmo ser menos denso.
Referencial Bibliográfico: Referencial: Nélio Bizzo, Novas bases da biologia