espiritualidade nas organizações
O que é Espiritualidade Organizacional ?
Espiritualidade nada tem a ver com uma religião específica. Espiritualidade nas organizações são os valores e procedimentos considerados como justos, morais e corretos, estes também sendo aplicados no mundo dos negócios. Ou seja, é aplicar aqueles conceitos que ouvimos de nossos pais, da filosofia e de todas as religiões, também no nosso dia a dia de trabalho. É o respeito ao próximo (neste caso estamos falando dos chefes, pares, subordinados, fornecedores, clientes, concorrentes, governo), a compreensão, o perdão, o apoio, a fraternidade, a solidariedade, o trabalho em equipe; enfim, viver bem e em harmonia também em nosso cotidiano nas organizações, a cada momento se percebe mais a espiritualidade nas organizações.
Mas como uma empresa pode se tornar espiritualizada?
Espiritualidade nas empresas trata apenas da elevação dos “valores organizacionais”. Nada mais do que isso. Assim desmistificamos os primeiros mitos quando se fala deste assunto.
Para Richard Barrett, valores organizacionais são classificados em 7 níveis. Quanto mais altos os valores de uma organização, mais espiritualizada ela é. Veja como é esta classificação dos 7 níveis na imagem abaixo:
Se uma empresa possui muitos valores organizacionais nos três níveis inferiores, podemos dizer que esta empresa está muito focada em atender as necessidades básicas, dela própria e de seus funcionários. E se nesses valores vividos na empresa encontramos limitações como “controle, excesso de horas de trabalho, foco de curto prazo, burocracia, autoritarismo, complacência, corrupção e manipulação ”, podemos afirmar que esta empresa possui uma cultura focada no curto prazo. Então o medo é um sentimento constante das pessoas que nela trabalham.
Já as empresas que possuem valores organizacionais distribuídos nos quatro níveis superiores, podemos dizer que são empresas que possuem altos níveis de