Espermograma
O artigo é um estudo baseado nos conhecimentos em SBV, nos diferentes níveis de informação. É de fundamental importância esclarecer à população e capacitar a mesma a respeito dos primeiros socorros, que deve ser eficaz para que não haja sequelas e sim um aumento da sobrevivência, tendo em mãos o numero de serviço de emergência.
O SBV é essencial na avaliação de uma vítima, onde qualquer pessoa pode realizar. Ele é uma abordagem inicial que consiste em desobstruir as vias aéreas, ventilação e circulação artificial, sendo importante para uma pessoa que sofreu uma parada cardo respiratória.
As manobras de RPR devem ser iniciadas quando a vitima estiver inconsciente, não apresentar movimento, respiração ou tosse, sendo assim as manobras de RPR fundamentais para prevenir eventuais sequelas.
Muitas vezes a população não possui conhecimento e presta socorro simplesmente por solidariedade, porem pode gerar sequela á vitima.
No interior de São Paulo, foram abordadas pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, para saber qual o nível de conhecimento sobre SBV, em um total de 385 individuo.
As pessoas foram entrevista com um questionário, no qual estavam relacionadas perguntas com o atendimento de primeiros socorros, sendo que o grupo de CFC e especialistas foram isolados dos demais.
As pessoas abordadas abrangiam diversas áreas de trabalho e ensino, sendo a maioria do sexo feminino, grande parte não recebeu nenhum tipo de treinamento, dos que possuíam a maioria não se sentia preparado.
Dentre os dados obtidos como treinamento, se já presenciou algum fato, sobre a atitude tomada em relação à situação da vitima desacordada, sobre os conhecimentos de sinal de vida e posicionamento da vitima; mostra que muitas pessoas sabem, mas que também existem pessoas que falam que sabe porem não responde corretamente, sendo que muitos não sabem se quer o numero correto de emergência.
Contudo, pode-se observar que as