Plano de aula com uso de e-mails
1. INTRODUÇÃO
As práticas de leitura e escrita, nas últimas décadas, sofreram diversas mudanças com inúmeros avanços que se deram, principalmente, na área da tecnologia, como a modernização e difusão dos computadores e a criação de novos aparelhos audiovisuais. Pensando na alfabetização no século XXI podemos considerá-la mais complexa do que há alguns anos, onde era suficiente que as pessoas soubessem assinar o nome, ler instruções ou fazer uma lista de supermercado. Hoje a necessidade da sociedade atual nos traz novos desafios onde o convívio com os diversos meios de comunicação e suas tecnologias tornam-se constantes e o domínio desses recursos e ferramentas primordial.
Pensando na alfabetização de jovens e adultos que está hoje inserida nesse novo contexto, este plano de ensino terá como objetivo central o contato e a produção de texto de um novo gênero textual: o e-mail. A atividade consistirá em diversas etapas, onde os alunos deverão ouvir uma música, que aborda a questão da comunicação via e-mail, interpretá-la e construir uma resposta ao locutor/sujeito desta música, utilizando seu próprio e-mail que poderá ter um espaço reservado em aula para a sua criação. 2. JUSTIFICATIVA
A escolha do gênero e-mail e a utilização dos computadores se dá por diversos motivos.
O computador permite diferentes aprendizados, principalmente por suas diversas ferramentas, entre elas o teclado (que possui todas as letras e símbolos que a Língua Portuguesa oferece) e a internet para a comunicação e acesso a informação. Segundo Ferreiro, no ensino para os adultos, apresentar-lhes novos instrumentos técnicos em sala de aula, que não são muito sofisticados, como o teclado, além do lápis ou da caneta pode gerar um grande entusiasmo, levando-os assim a uma maior participação e interação com a atividade proposta (2001).
Já o e-mail, hoje considerado por muitos como um