Espermograma
Avaliação de Espermograma
O espermograma ou análise do sêmen é, até hoje, o mais importante exame para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens, pois avalia de uma só vez a quantidade e, de certa forma, a qualidade do espermatozoide para fertilizar um óvulo.
Sua execução é muito simples e a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou alguns critérios no ano de 2010 para uma correta análise. A coleta do sêmen é realizada por masturbação e recomenda-se que o homem fique de 03 a 05 dias em abstinência sexual, embora diversos estudos já tenham demonstrado que a variação na concentração dos espermatozoides ou de sua motilidade e/ou forma varie pouco, se este período não for adequadamente seguido.
O sêmen passará por dois tipos de análise: uma a “olho nu” (macroscópica) e a outra feita por meio de microscópios (microscópica). Os dados encontrados podem, inclusive, ajudar a diagnosticar as possíveis causas da infertilidade masculina e trabalhar como complemento em determinar a infertilidade do casal. Os parâmetros utilizados pelo Grupo Huntington são os mesmos recomendados pela OMS.
Abaixo, um quadro informativo com os parâmetros analisados no espermograma e os valores de referência com descrições explicativas sobre cada item:
Análise Macroscópica
Parâmetros analisados
Descrição
Valores de referência
Cor e aspecto
Apresentação da amostra pode variar de acordo com a concentração e elementos presentes na amostra.
Branco opalescente
Tempo de liquefação
Tempo gasto para a amostra do material se tornar líquida completa.
≤ 60 minutos
Volume em mililitros (ml)
Volume total ejaculado.
≥ 1,5 ml
Viscosidade
Este parâmetro pode variar entre normal ou aumentada.
Normal
pH pH do líquido seminal apresenta-se básico.
≥ 7,2
Análise Microscópica
Parâmetros analisados
Descrição
Valores de referência
Concentração por ml
Quantidade de espermatozoides por ml.
≥ 15,0 milhões por ml
Concentração total
Quantidade de espermatozoides no volume total do ejaculado.
≥ 39,0