Especiarias
AÇAFRÃO DA ÍNDIA OU CÚRCUMA: Confere o amarelo vivo e o sabor picante. Foi trazido da Índia para o mundo através dos percursos dos mercadores árabes ou das caravelas quinhentistas dos Portugueses. O valor medicinal desta planta não é tão conhecido no Ocidente como na Ásia. A planta tem sido tradicionalmente usada como fluidificante do sangue e na redução dos níveis de colesterol.
PIMENTA DO REINO: Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. A pimenta-do-reino, também conhecida como pimenta-da-Índia, é uma planta trepadeira, originária da Índia, sendo a mais comum e mais importante das especiarias. Durante os séculos XV e XVI ela motivou viagens entre a Europa e a Ásia para sua importação pelos europeus.
CANELA: É a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da caneleira. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate licores. No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro.
CRAVO DA ÍNDIA: Utilizado desde a Antiguidade. Se difundiu na Europa a partir do século XVI, quando os portugueses chegaram às Ilhas Moluccas (Indonésia), e imediatamente dominaram as plantações, destruindo aquelas que não podiam vigiar de perto. Esse monopólio fez com que o preço do cravo-da-índia no mercado ficasse muito alto. o cravo-da-índia era usado como aromatizante para conservas e como adorno para pratos selecionados.
PIMENTA VERMELHA E PIMENTÕES: As pimentas são originarias das Américas e na época do descobrimento que elas foram introduzidas no resto do mundo. É um condimento de sabor picante que traz consigo alguns mitos, de que provoca pressa alta, gastrite e úlceras
CHÁ PRETO: O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da