Especialista
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO
UEMG/CBH/Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Belo Horizonte – MG Julho – 2005
Ana Cláudia Kaslauskas Tancredo Edna Vieira da Silva Maria Flávia de Oliveira Regina da Silva Cláudio
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Monografia apresentada à Faculdade de Educação (FAE/CBH/UEMG), como requisito parcial para a obtenção da graduação em Pedagogia. Área de Concentração: Educação Orientador: Prof. Cristiano Mauro Assis Gomes (FAE/CBH/UEMG)
UEMG/CBH/Faculdade de Educação Belo Horizonte – MG Julho - 2005
TANCREDO, Ana Cláudia Kaslauskas; SILVA, Edna Vieira; OLIVIEIRA, Maria Flávia de; CLÁUDIO, Regina da Silva. Afetividade na Educação. – Belo Horizonte: UEMG/CBH/FAE/Curso de Pedagogia, 2005. Nº f.VIII - E, enc. Orientador: Prof. Cristiano Mauro Assis Gomes. Monografia (graduação) – Faculdade de Educação. Bibliografia: f. nº55-nº56 1. Educação, Afetividade e Aprendizagem CDD: CDU:
RESUMO
TANCREDO, Ana Cláudia Kaslauskas; SILVA, Edna Vieira; OLIVIEIRA, Maria Flávia de; CLÁUDIO, Regina da Silva. Afetividade na Educação. Orientador: Prof. Cristiano Mauro Assis Gomes. UEMG/CBH/Faculdade de Educação/Curso de Pedagogia, Junho de 2005. Este trabalho monográfico tem por objetivo verificar como a afetividade estabelecida na relação professor/a – aluno/a se correlaciona com as variáveis motivacionais e de desempenho escolar dos aprendizes. Neste momento em que vivemos, quando muito se tem falado da importância das interações humanas, e quando a educação coloca como um dos seus pilares o “saber conviver”, buscamos em teóricos como Wallon, Piaget e Vygotsky, entender o que vem a ser afetividade e qual a sua influência na construção do conhecimento. Após o estudo teórico, entrevistamos professores de escolas públicas e particulares, adotando como recurso metodológico, a análise fatorial, pesquisa qualitativa/quantitativa, com o propósito de