Dependência quimica
O Caminho
PROJETO “SEDE SÓBRIOS”
Sempre buscando atender o grito dos sofredores, nossa Fraternidade, desde o início entendeu como “Filhos Prediletos” os pobres de Deus, pois “quando fizestes isso a um desses pequeninos foi a mim que o fizestes” (Mt 25, 40). Um desses fortes gritos é por causa do flagelo das drogas… Respondendo a esse grito nossa Fraternidade dedica-se num trabalho de prevenção, grupos de apoio, acolhimento e reintegração dos nossos filhos prediletos com dependência química.
[pic] [pic]
O Projeto “Sede Sóbrios” apresenta como objetivo auxiliar o dependente químico na mudança de comportamento, reformulando seu estilo de vida, a fim de que seja possível construir relações saudáveis, além de uma postura madura e responsável diante de sua vida e de sua história pessoal.
O programa de recuperação é dividido em duas etapas:
1. Internação Voluntária em uma de nossas Casas, que chamamos de Comunidade Terapêutica;
2. Prevenção de Recaída pós-tratamento, que viabiliza um acompanhamento do adicto no processo de reinserção social, objetivando a prevenção da recaída e fortalecimento das metas estabelecidas e conquistadas durante a primeira fase.
METODOLOGIA DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO
1. COMUNIDADE TERAPÊUTICA
O tratamento funciona em um regime de internação voluntária e o processo terapêutico tem a duração de nove meses.
Respeitando a liberdade do indivíduo e observando a necessidade de colaboração para obtenção de resultados positivos durante o tratamento, poderá ocorrer a interrupção do tratamento por iniciativa do dependente ou por avaliação criteriosa do religioso responsável, quando se verificar situações que prejudicam o desenvolvimento do processo terapêutico, o bom relacionamento entre os internos e a harmonia da casa.
A convivência é desenvolvida em um ambiente harmonioso e acolhedor,