dependência quimica
DELIMITAÇÃO: Fazer uma análise sobre a Dependência Química entre Policiais e Bombeiros Militares atendidos no Serviço de Assistência Social da Policia Militar de Roraima (SAS/PMRR) em 2013.
PROBLEMÁTICA
A dependência química é hoje uma doença que precisa ser entendida para poder ser tratada. A cada ano que se passa, observa-se um aumento assustador do uso de drogas licitas e ilícitas na sociedade de forma geral.
Antes o índice era maior entre jovens do sexo masculino, porém atualmente esse número também vem crescendo entre jovens e adolescentes do sexo feminino e também entre policiais militares e bombeiros atendidos no SAS/PMRR.
Essa grave questão envolvendo parte da categoria militar de Boa Vista torna-se mais perigoso devido muitos exercerem suas funções diárias (portando armas) sob efeito de drogas, colocando a população a total situação de risco.
PROBLEMA: A temática a cerca do uso de substâncias psicoativas entre policiais e bombeiros militares esta cada vez mais presente nos noticiários da atualidade, algo totalmente preocupante para a sociedade.
Devido a esta problematização, questionam-se quais os fatores que contribuem para o índice de dependência química entre policiais e bombeiros atendidos no SAS/PMRR.
3. JUSTIFICATIVA
Falar sobre dependência química é um assunto que levanta várias discussões de diversas classes sociais, etnias e culturas. Considerada uma questão de cunho social, o uso de drogas atualmente é considerado um grave e complexo problema de saúde pública.
O interesse desta temática é abordar sobre a dependência química no âmbito da Policia Militar, especialmente no SAS/PMRR, pois é um tema de bastante relevância para o Serviço Social, também por haver a necessidade do conhecimento mais denso da sociedade, abrindo caminhos para um projeto de prevenção contra as drogas.
Uma realidade que vivenciada diariamente no campo de estágio, casos de policiais e bombeiros usuários de substâncias