Programação parada e partida
1.0 – PROCEDIMENTOS DE PARTIDA
1.1 - Procedimentos inicias
* Verificar se todos os equipamentos estão instalados corretamente e prontos para a operação; * Verificar se os equipamentos de emergência e de combate a incêndio estão adequados para a operação; * Calibração de toda a instrumentação; * Verificar o funcionamento de todas as válvulas de segurança; * Verificar o funcionamento de todas as válvulas de controle; * Fechamento de todas as válvulas de bloqueio; * Colocar todos os controladores no modo manual e desligar seus respectivos alarmes. * Verificar se todos os tanques pulmão estão cheios ou com pelo menos metade de sua capacidade (TQ-103, TQ-105, TQ-107, TQP-202, TQP-302, TQP-501 e TQ-401).
1.2 – Partida de bombas centrifugas
Para a partida de bombas centrífugas, proceder como descrito abaixo: * Verificar se a bomba se encontra escorvada. Em caso negativo, efetuar a escorva; * Abrir o registro de sucção. Se a tubulação de recalque está vazia, o registro de recalque deve estar fechado antes da partida, com exceção dos casos de bombas operando com ácidos, em que o registro fechado poderá fazer aumentar a temperatura e tornar o ácido mais corrosivo; * Partir o motor; * Abrir gradativamente a válvula de recalque; * Verifique se a bomba esta recalcando; * Quando o equipamento estiver operando, verifique a corrente elétrica no motor; * Depois de meia hora de operação, verifique a temperatura dos mancais; a mesma poderá atingir até 50ºC acima da temperatura ambiente, não devendo a soma exceder 90ºC. Proceder o ajuste da sobreposta da seguinte maneira:
- Aperte as porcas dos prisioneiros, uma volta por vez alternadamente até que o vazamento esteja dentro dos níveis aceitáveis. Leve gotejamento deve ser mantido para lubrificar e refrigerar as gaxetas, cerca de 30 (trinta) gotas por minuto.
- O aperto das porcas deve ser simétrico para que a