Estudo dos gases
A estequiometria nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química. Ao realizar uma reação química é difícil obter no produto a mesma quantidade presente nos reagentes, ou seja, o rendimento teórico é maior que o rendimento real.
Veja a fórmula que permite calcular a porcentagem de rendimento teórico a partir de cálculos estequiométricos:
Rendimento teórico ----------- 100 %
Rendimento real -------------- X
X = Rendimento real 100% Rendimento teórico.
Exemplo:
1C + 2H2 + 1/2O2 → 1CH3OH
Devemos lembrar que as quantidades em uma reação não podem ser dadas em xícaras, copos e etc., mas em quantidade de matéria (mols). Assim a reação em exemplo estabelece uma proporção: ads not by this site
Para cada mol de carbono são necessários 2 mols de gás hidrogênio e meio mol de gás oxigênio. Se pusermos para reagir 2 mols de carbono, será necessário dobrar a receita.
Em tempo, a quantidade de matéria (mol) é equivalente à massa molar de uma substância ou então a 6,02 . 1023moléculas e se for um gás que esteja nas condições normais de temperatura e pressão, o mol pode significar 22,4 litros.
Qual a massa de água dada em gramas, produzida a partir de 8g de hidrogênio gás?
1? → H2 + O2 → H2O
2? → 2H2 + O2 → 2H2O
3? → 4g → 36g 8g → x x = 8 . 36/4 x = 72g de H2O
Estudo dos Gases
Teoria Cinética dos Gases
A teoria cinética dos gases permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas.
A compreensão dessa teoria é fundamental para o entendimento da pressão que os gases exercem em outros corpos e em muito mais estudos sobre os gases.
A teoria Cinética dos gases diz que:
- Todo gás é composto de inúmeras moléculas que se movimentam de forma desordenada e com uma lata