O estudo dos Gases
Introdução
Iniciaremos o estudo de uma área da Física denominada Termodinâmica, que estuda os fenômenos relacionados ao calor e á temperatura. Enquanto a Calorimetria é mais descritiva, a Termodinâmica busca compreender as leis que regem as relações entre calor, trabalho e energia. A origem da palavra “gás” vem do grego Rháos, caos, que significa “desordem”, e modernamente é associada a um estudo físico da matéria (estado gasoso). Um gás é contruído de partículas (átomos e moléculas) que estão em permanente movimento desprdenado e ocupam todo o volume do recipiente que as contém. A intenção de estudar os gases é que sua descrição e sua interpretação microscópicas são mais simples que nos outros estados da matéria, o líquido e o sólido.
O estado termôdinamico de um gás O estudo termodinâmico de um gás (não confundir com estudo físico da matéria) é definido por três grandezas físicas: o volume V, a pressão P e a temperatura T¸que são denominadas variáveis de estado de um gás. Quando ocorrer a alteração de uma dessas variáveis de estado, dizemos que o gás (também chamado de sistema) sofreu uma transformação de estado e se encontra em um estado diferente do inicial.
Compreender como são relacionadas as variáveis de estado e como cada uma delas se altera durante uma transformação foi um processo empírico, isto é, baseado fortemente em experimentos práticos em detri mento do desenvolvimento teórico. Entre os inúmeros trabalhos realizados nesse sentido, destacam-se o do físico anglo-irlandês Robert Boyle (1627-1691) e os dos francesses Edme Mariotte (1620-1684, Louis Joseph Gay-Lussac (1778-1850) e Jacques Alexander César Charles (1746-1823).
As transformações gasosas I A estretégia empírica utilizada por esses cientistas para estudo das transformações gasosas foi manter uma das variáveis de estado constante e verificar como ocorria a alteração das