esculturas
Disciplina: LOGÍSTICA
Profa. Sirlei Rose Martos
Londrina
2008
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA O poder do consumidor sobre as empresas nunca foi tão intenso como nos tempos atuais. Mesmo quem não atua em contato direto com o elo final de uma cadeia produtiva já se deparou com essa verdade. Qualquer melhoria de qualidade ou no tempo de entrega de um componente ou rotação de uma determinada mercadoria no ponto-de-venda tem por objetivo a competitividade, visando à satisfação do cliente. As cadeias de abastecimento tornaram-se vitais para qualquer segmento da atividade econômica, dado que a sua maior ou menor eficiência pode ter poder decisivo sobre a opção do consumidor. A compra não é mais decidida apenas pela tradição, pela fidelidade ou pela comodidade do cliente e sim por um conjunto muito mais amplo de atributos que incluem, dentre outras coisas, qualidade, preço, agilidade na entrega, acessibilidade e, acima de tudo, credibilidade.
As empresas adquirem a competitividade através de melhorias na qualidade e ajustamento do produto e produtividade, o que faz com que o cliente perceba um valor maior.
O mundo tem se caracterizado por transformações e mudanças rápidas e profundas que exigem capacidade de compreensão, de adaptabilidade e de decisões tempestivas. Também as empresas, públicas e privadas, são obrigadas a mudar porque está se modificando a sociedade inteira, e o mercado em que operam.
LOGÍSTICA
O termo é de origem militar e que significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo o significado foi se tornando mais amplo, chegando a abranger outras áreas como a gerência de estoques, armazenagem e movimentação.
DEFINIÇÕES E MISSÃO DA LOGÍSTICA
Para atender o papel desempenhado pela Logística é que em 1991 o Concil of Logistics Management – CLM, a maior autoridade sobre o assunto, modificou a sua