Globalização
Papel das multinacionais no fenômeno As multinacionais realizam a produção de seus produtos e serviços em qualquer país do mundo, deslocando as fábricas para o local mais conveniente (aquele com custos de produção menores) - é a concretização da globalização.
Ex: General Motors - GM, Procter &Gamble, Ford, Johnson& Johnson. Etc.
Vantagens
- Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais baixo.
- Facilidade de comunicação, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses.
- Crescimento de novos serviços que criam mais pontos de trabalho aos qualificados.
- Melhoramento das relações entre países, introduzindo novos produtos no mercado e alargando as trocas comercias internacionais.
- Divulgação de novos hábitos culturais e melhoramento a nível educacional.
Desvantagens
- Problemas de exploração de mão de obra.
-Deslocação das grandes empresas à procura de países com melhores condições de investimento.
- Aumento de consumismo.
- Exclusão social para com aqueles que não têm recursos para ingressar no ensino, exclusão esta que gera violência e outros problemas sociais.
- Uso improprio da tecnologia.
Inserção do Brasil A globalização se expandiu entre as nações, também, através do sistema neoliberal. No Brasil, a implantação do Estado Neoliberal ocorreu em 1990, no governo de Fernando Collor de Mello que viabilizou as