Escultura
a r u t l u c
Es
O que é??
Escultura é uma arte na qual representa-se imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, o objetivo maior das esculturas, foi sempre representar o corpo humano, ou as divindades antropomórficas. É considerada a quarta das artes clássicas. Os artistas no percurso da história das esculturas utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como: pedra mármore, pedra calcária, granito, bronze, ouro ou prata.
Também usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais como a argila e a terracota. Muitos empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis, madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como marfim ou âmbar.
No entanto de um modo geral, embora se possa esculpir em quase tudo onde consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada: manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada, essas obras são efêmeras e podem ser apreciadas apenas por algum tempo e por certo público. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar.
Este trabalho busca nos levar a conhecer algumas formas de esculturas, materiais e técnicas utilizados, artistas plásticos e escultures, resgatando assim momentos da história e valorização destas obras de artes.
Técnicas envolvidas no processo de criação:
Moldagem: é a utilização de um molde para criar a forma da escultura. A argila costuma ser o material mais utilizado nesse método.
Aglomeração de partículas: é a organização de pequenas partículas dispostas uma do lado da outra para formarem um objeto.
Cinzelação: é a aplicação de peças metálicas na criação da escultura. O bronze, o ouro e a prata são exemplos de peças utilizadas nesse método.
Fundição: é a utilização de várias atividades para dar