Escultura
A escultura faz parte das artes plásticas, representando imagens em relevo total ou parcial.
Consiste em moldar ou talhar certos tipos de materiais (mármore, argila, cera, metais, madeira, granito, etc.). As técnicas utilizadas, para a criação de uma escultura são: modelagem, moldagem, entalhe e fundição.
Assim como outros tipos de arte, a escultura, tem como um de seus principais objetivos expressar sentimentos do autor, bem como representar a realidade, aspirações através do objeto artítisco.
Teve início no Oriente Médio, com o intuito de representar a realidade em forma artística.
Modelagem - Esculturas em Argila, Cera e Gesso: Na modelagem são utilizados materiais macios e flexíveis, facilmente modeláveis, como a cera, o gesso e a argila. No caso da argila, a escultura será posteriormente cozida, tornando-se resistente.
A modelagem é, também, o primeiro passo para a confecção de esculturas através de outras técnicas, como a fundição e a moldagem.
Moldagem – Esculturas em Resina Para obter esculturas em resina, um material químico derivado do petróleo, é preciso confeccionar um modelo da peça desejada em argila e colocá-lo em uma forma de gesso. Depois de endurecida, a peça em argila poderá ser descartada e o molde em gesso será preenchido com resina líquida, moldando a escultura neste material. Esta técnica possibilita a produção de peças de qualquer tipo e tamanho. Há uma grande variedade de resinas, que geralmente são líquidas e se solidificam através do uso de catalisadores, componentes químicos que a endurecem. As resinas são muito utilizadas na produção de esculturas transparentes ou coloridas e, quando aplicadas sobre o molde escolhido, podem imitar esculturas de mármore, pedra, barro e outros materiais.
Entalhe - Esculturas em Madeira e Pedra O entalhe é um processo que requer tempo e esforço, já que o artista trabalha minuciosamente numa escultura, cortando ou extraindo o material supérfluo até obter a forma desejada. O