escultura
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa científica, com tema a Escultura, nele consta conteúdos desta matéria, e extensivamente, o mesmo traz uma abordagem sobre conceito de escultura, historial, variedades da escultura, técnicas e formas de esculpir e relevo. Com o objectivo de conhecer as manifestações culturais por épocas.
Ao longo do desenvolvimento, deste trabalho, serão apresentados sob forma de imagens, vários exemplos que ilustram as obras em cada fase a serem abordadas. Para aferir a eficácia do trabalho, e de forma estruturada, após o tema, ele vai indicar os principais objectivos, para além da fundamentação metodológica, e outras informações científicas, julgadas pertinentes, para o seu enriquecimento. Atelier III/Educação Visual 4º Grupo -2014
4
2. OBJECTIVOS:
Objectivo Geral:
Conhecer diferentes tipos de escultura e o período da ocorrência.
Objectivo Específico:
Descrever diversos tipos de técnicas de escultura;
Mencionar as técnicas usadas na produção de esculturas;
3. METODOLOGIA
Consulta bibliográfica e;
Internet.
Atelier III/Educação Visual 4º Grupo -2014
5
4. CONCEITO DE ESCULTURA
De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Prestigio (2007:673), escultura é Arte de representar um objecto em relevo ou em três dimensões, moldando pedra, madeira, barro, metais ou outro material duro.
O artista plástico, no caso de escultor, produz uma escultura usando criatividade, sentimentos e ideias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura.
5. CARACTERIZAÇÃO DA ESCULTURA
Historial
A história da escultura é o termo para designar todo o conjunto de manifestações artísticas dentro da escultura. Assim, como a história da arte, ela é dividida em períodos e fases, de modo a facilitar o estudo e a comparação entre os diferentes movimentos artísticos. A história da escultura começa nos tempos pré-históricos e perpassa todas as culturas.
6. VARIEDADES DA ESCULTURA
6.1 Escultura na