Escritores da liberdade
O desenvolvimento humano é um processo gradual de mudanças. Neste processo cada pessoa dá sentido à sua vida, à sua maneira e no seu tempo. É um processo unitário e individual.
O tempo tem um fluxo constante, mas sua organização e ritmo são criados por nossos pensamentos e atividades.
A vida e os valores de uma pessoa só podem ser compreendidos se consideramos o contexto histórico de sua existência. Os acontecimentos serão interpretados de acordo com o modo de pensar de cada um. Por exemplo se estamos aguardando ser chamados para uma entrevista de emprego, os minutos passam lentamente. No entanto ficamos horas conversando com amigos sem perceber o tempo passar.
Além da dimensão individual, o tempo tem também uma dimensão social. Cada sociedade divide a existência em períodos ( infância, adolescência e idade adulta ) e cria um sistema de comportamento apropriado para cada um. O desenvolvimento humano, não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto em alguns momentos ocorrerão maiores alterações como por exemplo o crescimento físico na infância e na adolescência é mais acentuado e perceptível do que na idade adulta, que é um período de maior estabilidade
Os estudiosos do desenvolvimento humano também estão interessados na relação entre o tempo e a existência humana, procurando descrever e explicar as mudanças que ocorrem nos modos de pensar, sentir e agir ao longo da vida.
O desenvolvimento humano é estudado pelos psicólogos a partir da percepção, cognição, relações humanas, linguagem e competências sociais.
O estudo do desenvolvimento humano, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos (todos os aspectos se relacionam permanentemente):
Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica, a capacidade de manipulação de objetos.
Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento,