Formação pela Escola: Mais Educação
Curso: Competência Básicas
Cursistas :Rosileide Silva Leite Santos Carleane Matos Eutália Pereira
Tutor: Lúcia Brandão
Data: 12/08/2014
Ampliação da jornada escolar: Mais Educação
A busca por uma educação de qualidade no Brasil tem apontado desde os anos 30 para Educação integral. A primeira experiência de Educação integral vivenciada no Brasil foi a Escola Parque, implantada inicialmente na Bahia em 1950. O Programa Mais Educação estratégia do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação integral, atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados em situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais. Nesse contexto o Mais Educação surgiu como um apoio ainda maior a nossos alunos, que , ao invés, de estarem em casa ociosos, correndo riscos sociais como, as drogas, a prostituição ou a exploração do trabalho infantil, estarão participando de atividades sócio-educativas distintas das que eles têm diariamente em sala de aula.
Pensando no benefício desse programa, o nosso município aceitou o desafio e em 2010 Ipirá iniciou o programa Mais Educação e com ele vieram muitas dúvidas: Como implantar o programa Mais Educação em escolas sem estrutura física adequada? Onde comportar os alunos? E a alimentação? O transporte? Como selecionar os monitores e etc.
Dessa forma, foram inúmeras as situações para serem resolvidas, não foi e nem está sendo fácil, pois a maioria das nossas escolas continua sem estrutura física adequadas para atender os alunos com a qualidade que eles merecem. A alimentação existe mais a maior dificuldade é a falta de pessoal de apoio como, merendeira e serviço geral. Sendo assim,