escritores da liberdade
O filme Escritores da Liberdade se passa numa escola do subúrbio americano, com a maioria de jovens negros e cheio de conflitos.
Tudo começa com a chegada de uma professora recém formada e cheia de expectativas, ao chegar na escola ela se depara com uma realidade totalmente diferente do que esperava, jovens sem perspectivas, marginalizados e descriminados pela sociedade. A professora aceita o desafio de mudança, mesmo sem o apoio da direção da escola, que não acredita na transformação e que vê os alunos como um caso perdido, a professora usa seus conhecimentos didáticos com práticas Libertadoras, onde são observadas as realidades e os conteúdos são extraídos da prática social e cotidiana dos alunos, atraindo o foco para as suas necessidades.
Na filosofia, a professora procura desmitificar a ideologia vivida pelos alunos, que não são capazes e que são vitimas das circunstâncias e vivem alienados em uma sociedade injusta, propondo uma nova visão, fazendo com que enxerguem além, mostrando que são capazes.
No lado psicológico, a professora observa cada aluno, criando a interação entre si, usa a subjetividade fazendo com que eles se conheçam e conheça o seu mundo interior, suas vontades e desejos.
Com isso a professora consegue uma grande transformação, que acontece por meio do respeito, conhecimento, troca de valores, interação, devolvendo a autoestima e mostrando que a escola é sim o caminho para a formação de uma sociedade mais justa e com valores.
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDO E AGASALHO.
Com a participação da campanha de arrecadação de brinquedos e agasalho que participo na empresa que trabalho aprendo o valor da integração da sociedade com pessoas carentes, que um simples ato pode fazer a diferença na vida de outra pessoa, podendo suprir a carência de quem precisa, a campanha é extremamente voluntária, e se estende num período de 03 meses.