Escritores da liberdade
Resumo:
O Filme os Escritores da Liberadade é um drama baseado numa história real, na qual mostra a realidade vivida por jovens imersos numa "guerra" entre gangues nos bairros pobres da cidade de Los Angeles, California. A professora "Erin Grwuel" interprestada pela atriz Hilary Swank assume a responsabilidade de ser professora desses jovens, pois, depois de muita desilusão na vida profissional, resolve mudar radicalmente suas ações, prestando-se ao maximo dedicar-se a educação.
Inicialmente, a senhora "G"(como foi batizada pelos alunos), novata na instiuição em que se propora a lecionar a disciplina Ingles-Literatura, se mostra cheia de expectativas com relação a um modelo educacional idealizado e sonhado por ela, mas, ao contrarrio, se depara com uma dura realidade ao enfrentar a turma 203, do ensino medio, pois estava diante de alunos problematicos com historico de violencia, rejeição, drogas e violencia. Porém, com muito dedicação e amor pela seu trabalho, a senhora G superou muitos desafios e foi muito alem das aulas de ingles.
Mesmo sendo ignorada ao ponto de ficar sozinha em sala de aula, e tambem enfrentando o descaso da propria escola com relação a essa turma de alunos, ela se propõe a esboçar uma forma de encontrar uma solução pra esses jovens. Ao contrario do que muitos esperavam, a senhora G mostrou que os dispositivos para se alcançar um bom processo de aprendizagem não requerem ser necessariamente sofisticados, e foi o que a senhora G propos, tentando conhecer a realidade daqueles alunos, olhando-os de modo a enchergar e compreender o motivo pelo qual cada um estava ali, conhecer suas dificuldades e sinhos. Num primeiro momento, ela utilizou a musica para se aproximar e conhecer cada um dos alunos.Em outros, ele dava a oportuniade de cada um falar sobre suas vidas de um modo geral, das experiencias, dos medos, das angustias, das magoas, desafios. Em determinado momento, ela teve uma brilhante ideia