Escopo de projeto
......
Grande parte é importado da bolivia
Como funciona um gasoduto?
Um gasoduto é uma rede de tubos que leva gás de uma região produtora, como a Bolívia, para uma região consumidora, como o Brasil. O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e "empurra" o fluido para o ponto de menor pressão. No gasoduto entre a Bolívia e o Brasil, o gás percorre mais de 3 mil quilômetros - 557 quilômetros no país vizinho e 2 593 quilômetros por aqui. Esse "minhocão", que transporta até 30 milhões de m3 de gás natural por dia, tornou-se um dos assuntos mais inflamáveis do momento depois que o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a nacionalização do gás natural no país. Na prática, a medida significa um aumento imediato (de 50% para 82%) no imposto sobre o gás que o Brasil importa, além do controle da Bolívia sobre as duas refinarias da Petrobras no país. É motivo de sobra para o presidente Lula ficar encanado.
O gás natural é um combustível ecologicamente correto. Sua queima, sem óxido de enxofre, não produz cheiro (*) ou cor. Com o gás ganham o meio ambiente e as indústrias - para a do vidro e a da cerâmica, por exemplo, a ausência de fuligem é estratégica para a precisão e o apuro visual nos acabamentos.
Vantagens para as indústrias: * Economia com maior segurança; * Redução de custos com frete e estoque, liberando espaços produtivos antes ocupados com a armazenagem de combustível; * Elimina a necessidade de inúmeros filtros para limpeza de detritos; * Melhora a qualidade final dos produtos. * Fácil manuseio, transporte e armazenagem, reduzindo os custos operacionais. * Fácil combustão; transforma-se em gás combustível ao ser liberado na pressão atmosférica. * Apresenta elevado poder calorífico, tendo performance superior em relação a outros combustíveis. * Combustão limpa e controlada; maior qualidade ao